Indie rock nacional, faixa chega acompanhada de videoclipe disponível no YouTube
Dedicados a lançar um single a cada dois meses, a banda Submerso apresenta “Canto Dos Desolados” em todos os aplicativos de música. Produzida por Esteban Tavares, faixa traz elementos do indie atual e rock oitentista, seguindo um flow embalado por baterias “retas”, baixos marcados e guitarras preenchendo o vazio estrategicamente até que uma “explosão” seja marcada nos versos: “eu canto de um canto que você esqueceu / ou fingiu que não viu”.
Um protesto. Uma reflexão. Um manifesto em nome de todos que sofreram e ainda sofrem dentro de uma sociedade homofóbica, xenofóbica, racista, machista e cercada de tantos outros preconceitos velados ou não.
“Esse trabalho é dedicado aos oprimidos socialmente, chamados de “minorias”, aos que são atacados por preconceitos diversos, além dos que sofrem psicologicamente com traumas e até doenças sem encontrar nenhum tipo de apoio. É sobre isso que queremos refletir e, de alguma maneira, mostrar que se não há apoio do lado de lá, que sejamos o apoio um do outro do lado de cá”.
Entre as principais influências desse som estão nomes como Arctic Monkeys, Black Keys e Queens of The Stone Age.
Para a versão audiovisual, assinada pelo diretor Leandro Valverde, uma aposta na irreverência e subversão claramente inspiradas no longa “Coringa”. Cena a cena, artefatos simbólicos são potencializados pela performance do vocalista Tiago Cuzziol. É ele, que de uma forma livre e poética, protagoniza uma dança embalada pela solidão, tristeza, melancolia, injustiças e consequências. Todos esses sentimentos, expressos em meio a um cenário simples, visivelmente de baixo custo, mas não por isso menos criativo e impactante.
Além do Tiago Cuzziol, Submerso é formada por Allan Melo, Higor Melo e Bruno Burgos.