Chega ao fim a trilogia “Como Treinar O Seu Dragão”

Por Rayana Garay

Como de costume, cada animação de “Como Treinar O Seu Dragão” apresenta um desfecho diferente, que considero no final um encerramento de ciclo. Não podia ser ao contrário, a animação – sob direção de Dean DeBlois que será lançado nesta quinta-feira 17 de janeiro de 2019, terá o encerramento desta história: amizade de garoto e com um dragão, que iniciou em 2010.

Nas primeiras cenas de Como Treinar O Seu Dragão 3, Soluço (Jay Baruchel) e seus amigos – Melequento (Jonan Hill), os gêmeos Cabeçadura (T.J. Miller) e Cabeçaquente (Kristen Wiig), Bocão (Craig Ferguson), Perna-de-Peixe (Christopher Mintz-Plasse) e Astrid (America Ferrera), realizam um resgate num navio para salvar dragões que estavam presos. Porém um dos questionamentos deles é sempre sobre contar com a sorte, ou seja, acabam se dando bem apesar das confusões que ocorrem. Há pouco planejamento e tudo acaba sendo num improviso e isso, futuramente, pode lhes prejudicar.

Os dragões, que são considerados valiosos e especiais, são levados às terras de viking, na Ilha de Berk, no qual Soluço passou a liderar, após a morte do seu pai o Stoico (Gerard Butler).

O que permeia neste roteiro de Como Treinar O Seu Dragão 3 é justamente o convívio dos dragões com a população: sonho do jovem Soluço, que conta com a importante ajuda de seu melhor amigo o dragão chamado Banguela, um Fúria da Noite.

No entanto, as coisas acabam não saindo como imaginam, já que a missão dos jovens é sempre resgatar os dragões dos considerados vilões e depois, levá-los para um lugar seguro: o território dos vikings, que passou a chamar muito a atenção trazendo perigo para todos.

Porém há um importante dragão que não foi salvo naquela noite, considerada a última da espécie de Fúria da Noite, que no decorrer da história é usado para chamar a atenção do Banguela, o qual torna-se o seu amor. Como havia dito, a cada animação de Como Treinar O Seu Dragão trata de um amadurecimento, o qual iniciou com o Soluço ajudando um dragão machucado, tendo depois o desafio de mantê-lo junto com ele e assim fazer com que a população de viking passasse a aceitar e assim conviver com os dragões.

Depois no segundo, ocorre a importante aparição da mãe do Soluço a Valka (Cate Blanchett); a morte precoce de seu pai para assim a assumir o importante cargo de líder das terras da Ilha do Berk. Agora no terceiro capítulo, apresenta um passo do casamento de Soluço e da Astrid, a missão do jovem de manter em ordem o lar de todos, além de resgatar e garantir a proteção dos dragões. Nada diferente dos capítulos anteriores, no entanto, para a surpresa de todos, Banguela está apaixonado e parece querer também construir um lar com sua amada.

Conforme dito, com a aparição de mais uma Fúria da Noite, ou melhor, Fúria da Luz  é usada para atrair o Banguela até o novo inimigo chamado Grimmel (F. Murray Abraham), que é considerado um dos caçadores dessa espécie (Fúria da Noite). O Grimmel se une com outros caçadores de dragões e assim decidem juntos atacar o território dos vikings. Enquanto isso, Soluço passa por uma enorme pressão: manter o lugar em ordem, casar com Astrid, evitar chamar atenção para o local, além de assegurar a proteção dos dragões.

Ele recebe uma visita inusitada do Grimmel, seu novo inimigo, o qual havia subestimado. Após as ameaças, o jovem percebe que o local não é mais seguro e decidi comunicar a todos sobre a mudança, afirmando que onde eles estiverem será considerado a terra de viking. A aldeia sai em busca do mundo oculto, considerado o lar dos dragões, que foi estudado por anos pelo então chefe Stoico. A partir disso, ocorre o desfecho do filme entre o caminho do Soluço com a proteção da aldeia, e do Banguela como líder de sua espécie no mundo considerado escondido.

É nítido com o decorrer da história que os caminhos de cada um acabam indo para direções opostas. Soluço acredita que não consegue seguir sem seu melhor amigo e acaba sendo influenciado pela corajosa Astrid. Ela mostra o quanto ele é especial, que os dois juntos irão conseguir achar um lugar melhor e assim lutar um ao lado do outro. Cada personagem do filme têm uma participação importante e no final da trama todos acabam salvando de certa forma a aldeia. Não há como se emocionar, imagina Soluço sem Banguela? Ou Banguela sem o Soluço? No entanto, na medida que ocorrem os desafios, os laços de cada um acabam sendo testados. Neste sentido, Soluço sabe qual o melhor caminho a seguir e tem a difícil decisão de libertar seu melhor amigo.

Como Treinar O Seu Dragão 3 apresenta diversos elementos e afirmações para qual caminho seguir, a tomada de decisão, o importante laço de amizade, além de acreditar em si próprio. Não é muito diferente dos anteriores, porém é um encerramento de um ciclo, ou melhor, de uma trilogia que levou diversas crianças, adolescentes, família em geral, para assistir essa história fantasiosa nas grandes telas dos cinemas. O qual pôde mexer com a imaginação de todos, trazendo toda aquela fantasia que agora será difícil de se imaginar sem, entretanto, ao assistir o filme, percebemos que é necessário já que remete a situações do nosso cotidiano. A história pareceu se libertar para que cada um tomasse um rumo: um como líder de uma aldeia e o outro como rei de sua espécie.

Como Treinar O Seu Dragão 3 com toda a certeza irá mexer com todos, não há como negar que já fez história no cinema, porém os sentimentos são outros: o apego por tudo que ocorreu nessa história. A animação, da Universal Pictures e que conta como produtor Brad Lewis, estreia nesta quinta-feira, dia 17 de janeiro de 2018, em todos os cinemas brasileiros.

Como Treinar O Seu Dragão 3
Dean DeBlois

Animação, Família, Aventura. 1h44m

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *