Esse eu vi no cinema… A Bela e a Fera (2017)

Por: Charles Camargo

O live-action parece existir apenas para dar uma ‘ajeitadinha’ do que já era aclamado 

 “Bela” fase essa que a The Walt Disney Company, ou simplesmente Disney, vive hoje em dia. Aquela época que o público, ao ver filmes menos fantasiosos da indústria, saiam da sala falando: “Nossa, nem parecia filme da Disney”, parece nunca ter existido.

A Disney se reinventou, virou o jogo, voltou a ser sinônimo de qualidade garantida. Hoje possui a Marvel, hoje possui a Pixar, hoje possui a Lucas Films e agora achou sua mais nova menina dos olhos: os remakes em carne-e-osso dos seus clássicos animados! E, depois de ter acertado em cheio ano passado com Mogli (2016), está obtendo mais uma vitória com a Bela e a Fera, mas com ressalvas.

O novo remake, diferente dos outros que vimos até então, é um filme muito preso a sua animação original, se arrisca pouco. Alguns exemplos, os figurinos se assemelham, mas os sapatinhos da Bela são substituídos por botas, porque ela é uma moça agitada. LeFou, comparsa do vilão Gaston, parecia um abestalhado puxa-saco na animação, aqui a relação é muito mais crível. No início da animação, temos uma narração rápida falando dos eventos passados pela Fera, no início do remake, vemos os eventos de fato.

Todas mudanças acertadas, a segunda tão arriscada que virou polêmica, mas nada ousado o suficiente para tirar a sensação de que estamos vendo o mesmo filme com melhores efeitos. O live-action parece existir apenas para dar uma “ajeitadinha” do que já era aclamado, acho pouco, espero que os próximos não sigam esse padrão.


Todavia, o filme consegue o mais importante, manter a magia da animação! A nova geração ou que nunca ouviu falar dessa história (não conheço nenhum) com certeza tem um prato cheio à disposição nos cinemas para se encantar.  A bilheteria tem mostrado que estamos presenciando mais uma vitória da revivida Disney, só espero que ela não pense que em time que está ganhando não se mexe, pois uma mesma estratégia pode não funcionar mais pra frente. O próximo remake será o “Rei Leão”, animação que foi relançada em 2011 nos cinemas, se sua versão live-action repetir o que foi feito nessa obra, acredito que será um grande tiro no pé.

Nota: 3 de 5 (Justificativa: Para um filme praticamente “repetido”, isso é praticamente um 5.)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *