A vigilância dos novos tempos sob a ótica do cinema está no centro da programação da 15a CineBH

Foto – Divulgação

15a Mostra CineBH começa no próximo dia 28 com programação online e gratuita, incluindo 90 filmes, 21 debates, rodas de conversa, painéis e discussões sobre os efeitos do 11 de Setembro no audiovisual.

15a CineBH – Mostra de Cinema de Belo Horizonte e o 12o Brasil CineMundi – International Coproduction Meeting acontecem em ambiente virtual entre os dias 28 de setembro e 3 de outubro, com programação disponível gratuitamente no site www.cinebh.com.br e pelas redes sociais da Universo Produção. Os interessados já podem se inscrever e receberem novidades e acompanharem todas as atrações.

Ao longo de seis dias de intensas atividades, serão exibidos 90 filmes nacionais e internacionais em pré-estreias e mostras temáticas, vindos 12 estados do Brasil (AL, BA, CE, DF, MG, MT, PE, RJ, RR, RS, SC e SP) e de 17 países (Alemanha, Argentina, Brasil, Espanha, EUA, Finlândia, França, Índia, Israel, Itália, Portugal, Reino Unido, Romênia, Rússia, Qatar, Turquia e Uruguai), 5 debates, 5 painéis, 10 rodas de conversa, 1 show case, 2 masterclasses internacionais, 2 workshops, encontros de coprodução e muitas outras atividades para pensar o mercado audiovisual a partir do que está sendo feito no presente (especialmente com as limitações impostas pela pandemia de Covid-19) e do que será o cinema do futuro. Sempre atenta aos movimentos do mundo e especialmente a como o cinema responde ao próprio entorno, a CineBH este ano vai colocar em foco assuntos relacionados ao uso das tecnologias de vigilância na construção de expressões audiovisuais que colocam em xeque o controle do indivíduo numa sociedade hiperconectada.

“Realizar dois empreendimentos focados no mercado audiovisual neste cenário de transições e transformações representa compromisso, responsabilidades e ações compartilhadas, nas quais a vontade, a persistência e a determinação são ingredientes que ampliam as possibilidades de seguir acreditando na potência da nossa cultura. A Mostra CineBH e o Brasil CineMundi são espaços de formação, intercâmbio, lançamento e discussão da mais significativa produção cinematográfica atual. Estabelecem diálogo entre as culturas, ampliam as oportunidades de negócios, parcerias e participações de projetos e profissionais brasileiros no mercado global. E, ainda, reserva um espaço para as manifestações coletivas e sociais da cidade de Belo Horizonte mostrando a força que vem das comunidades”, ressalta a diretora da Universo Produção e coordenadora geral da Mostra CineBH e do Brasil CineMundi, Raquel Hallak.