O Bar Ocidente, conhecido como dos pontos mais importantes do Bom Fim e é claro de Porto Alegre/RS, completa trinta e nove anos de histórias. A comemoração acontece nesta terça-feira, dia 3 de dezembro partir das 20 horas, no qual o público será recepcionados por Fiapo Barth e sua equipe. Será uma noite em celebração cultural, sob os comandos dos DJ´s que realizam as festas a cada final de semana.
Bar Ocidente é um bar, restaurante, casa de espetáculos e centro cultural de Porto Alegre. Também é conhecido pelo apelido Oci. Instalado no segundo piso de um casarão histórico datado de 1879, situado na esquina da Avenida Osvaldo Aranha com a Rua João Telles, foi fundado por seis sócios sob a liderança de Fiapo Barth, inicialmente pretendendo ser um bar e sala de teatro.
Como no hino brega de Peninha, tudo era apenas uma brincadeira de amigos no início dos anos 80 do século passado, o tal de século XX, que foi crescendo, crescendo e absorvendo cada vez mais gentes.
Passados os anos o Ocidente virou uma entidade, um templo pagão onde cultura, arte, música, teatro, noites literárias e outras ideias mirabolantes convivem com diversidade (sexual, cultural, comportamental), diversão, festa, bebida e noites fellinianas.
Desafiando bem mais que os entraves do tempo, incluindo a repressão dos resquícios da ditadura, o Ocidente povoa a memória de seus frequentadores, desde os mais antigos até os mais recentes e nesta terça-feira acontece a já tradicional festa de aniversário que dará início as comemorações dos 40 anos que acontecem em 2020.