Divaldo – O Mensageiro da Paz

Por Rayana Garay

O longa biográfico “Divaldo – O Mensageiro da Paz“, sob direção de Clovis Mello, conta a história do baiano Divaldo Pereira Franco, que passa por um processo de aprendizagem para se tornar médium. No entanto, é uma tarefa difícil já que sua família é católica. A história é divida em quatro partes, sendo três atores interpretando o personagem principal e na última o próprio Divaldo aparece em cena.

O longa inicia em 1933, mostrando Divaldo ainda criança (interpretado pelo ator João Bravo). Ele não entendia muito bem suas visões e os sonhos que tinha. Porém ao tentar contar para algum membro de sua família, era reprimido, principalmente pelo seu pai.

Após completar 17 anos e ter passado por diversas experiências os quais não conseguiam compreender, Divaldo (interpretado pelo ator Ghilherme Lobo) se muda para Salvador para receber orientações do espiritismo.

É nesse período que ele começa aprender a controlar sua mediunidade, tendo como guia espiritual, Joanna de Ângelis (interpretado pela atriz Regiane Alves).

Vale ressaltar que o ator Ghilherme interpreta a maior parte da vida de Divaldo durante o longa e é nítido perceber a entrega para esse personagem; tanto pela técnica durante as cenas e também pela sensibilidade que conseguiu transmitir. Como também à atriz Laila Garin, que interpretou a mãe de Divaldo, onde passou por todas as fases, tendo como destaque sua transformação com a mudança de tempo durante o filme.

Além disso, se tratando em técnicas, foram abordas diversas delas no filme, que acaba surpreendendo, embora ele possa ter um direcionamento de público, já que trata de religião. No entanto, acredito que é importante ter conhecimento em diversas áreas e isso é um dos temas discutidos durante a trama, pois aborda assuntos pertinentes do nosso cotidiano. Talvez, sirva de orientação para aqueles que estão em busca de respostas, confortos ou até mesmo esclarecimentos.

A trilha sonora acompanha fielmente as cenas, que também podem emocionar com o jogo de câmera. Em momentos certeiros, são apresentados planos sequência para mostrar o ambiente ao redor e isso faz com que crie uma perspectiva sobre a cena atual.

Ao passar dos anos, Divaldo (interpretado agora pelo ator Bruno Garcia) já está construindo parte da sua trajetória consagrada. É nesse momento que a sabedoria em lidar com determinadas situações passa a permear pelo longa. Próximo do fim, o próprio Divaldo Franco aparece na história realizando palestras e levando a palava de sua religião para diversos públicos.

Divaldo – O Mensageiro da Paz” embora possa ser comparado como Chico Xavier, ele conseguiu construir história que será conhecida por muitos na próxima quinta-feira, dia 12 de setembro, quando o longa estreará nos cinemas brasileiro. O filme, que conta com elenco – além dos já citados, com Marcos Veras, Laila Garin, Bruno Suzano, apresenta a trajetória de um médium que hoje está ativa aos 92 anos, com diversas obras publicadas, um lar para atender famílias necessitadas.

Divaldo – O Mensageiro da Paz
Clovis Mello

Nota: 4,0/5
Biografia.Drama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *