Poa Geek Week: universo de games, tecnologia e entretenimento

Foto: Rayana Garay/Fragmentado

Por Letícia Anele Kruse

A primeira edição do Poa Geek Week, que ocorreu nos dias 2 a 5 de maio, na PUC-RS, deixou o público nerd em delírio. Havia diversas lojas de itens de séries e filmes para vendas, Jogos Online, Jogos de Videogame, Tatuagem, Cabine de Fotos, Campeonato de LOL, palestras com convidados, Youtubers, Cosplayers e muito mais.

Em meio a tanta tecnologia voltada para o mundo Geek, o estande de Jogos de Tabuleiro, Land’s, chamou a atenção do Fragmentado. A Land’s é uma loja com mais de 350 jogos de tabuleiro, e sua sede fica localizada na Cidade Baixa de Porto Alegre. A criadora do local, Vanessa Piaza, comenta que a ideia do estande é a divulgação dos jogos da sede porque geralmente o público tem mais contato com jogos de tabuleiro que são mais restritos como War, Imagem e Ação e Banco  Imobiliário. ”O contato das pessoas com os jogos de tabuleiro é muito restrito a War, Imagem e Ação, Uno, Banco Imobiliário. Então a gente busca trazer outros jogos para que as pessoas tenham consciência que existe uma dama muito maior de jogos, bem mais dinâmicos, divertidos e rápidos. E a gente veio pra isso, pra divulgar nosso trabalho, para as pessoas nos conhecerem e conhecerem esses jogos”, explica Vanessa.

O Funcionário da Land’s , Arthur Vargas, acredita que o evento Geek é muito importante para os Jogadores de Tabuleiro (Boardgamers), mesmo que eles façam parte de um nicho específico, e que é importante eles divulgarem esses jogos para um outro tipo de jogador. “Jogador de Boardgame é muito de nicho, é importante ele espalhar para pessoal dos videogames, do Lol, do Fifa para que eles também consigam a experiência de jogar boardgame que é uma coisa um pouco mais antiga. Muita gente tá acostumada a jogar  War, Banco Imobiliário e só conhece esses jogos. Jogos diferentes, jogos novos que estão sendo lançados toda hora e que são muito bons e o pessoal fica meio por fora, pessoal que não tá no meio do boardgame”, comenta Arthur.

Além dos Jogos, Lojas, Cosplayers, uma das coisas que mais chamou atenção do evento foi a estrutura e a organização do evento. O Fragmentado conversou o criador do Poa Geek Week, Ricardo Ritcher, que explicou porque quis criar o evento e a importância dele em Porto Alegre. “A PGW é um evento que vem já de um projeto de dois anos, e projeto de pesquisa in loco visitando eventos, conhecendo pessoas, estendendo uma rede de relacionamentos. Basicamente sempre fui um jogador, sempre fui aficionado pela cultura Geek, sempre gostei muito do universo Nerd. Sou jogador de alguns jogos um pouquinho mais antigos, é um que a galera tá jogando agora, mas basicamente sempre senti falta de ter um espaço para que a gente tenha uma celebração mesmo de todo o Universo Geek. E a Poa Geek Week vem justamente com o intuito de receber as pessoas, de criar esse espaço que as pessoas venham. É muito legal a gente tá aqui no evento, poder ver as as pessoas jogando, brincando, se divertindo, interagindo com os personagens. Então o Poa Week vem justamente com esse objetivo, ser um ambiente dos gamers para os gamers. Então é justamente isso que a gente quer proporcionar na nossa cidade“.

A primeira edição do evento do Poa Geek Week fez o maior sucesso com o público geek de Porto Alegre, com programações variadas durantes esses 4 dias, e no ano que vem ainda terá mais atrações de “Gamers para Gamers”.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *