Crítica: Shazam!

Por Rayana Garay

Chega aos cinemas nesta semana mais um filme de super-herói. Shazam! apresenta uma proposta um pouco diferente dos populosos salvadores da grande tela. O longa, sob direção de David F. Sandberg e roteiro de Henry Gayden, conta a história do menino Billy Batson – o Shazam, que foi abandonado por sua mãe quando ainda era menor.

No entanto, logo nas primeiras cenas do filme, aparece o Doutor Silvana quando ainda era um pequeno dentro de um carro com seu pai e irmão. O garoto sofre diversas humilhações e quando é surpreendido por um código que aparece em seu brinquedo. Ele é levado até um esconderijo do Mago Shazam (personagem de Djimon Hounsou), onde teve que passar um por um desafio: não ser influenciado pelo sete pecados e ainda um ter o coração puro. Porém Silvana acaba não cumprindo a missão e retorna ao carro. Revoltado com a situação, ele provoca um acidente que marca a vida de todos. Esse ocorrido acaba transformando a personagem do garoto que naquela noite poderia ter sido se tornado o novo Shazam.

Anos mais tarde, o super-herói, que ainda não foi desafiado, se aventurava pelas ruas da Filadélfia, se metendo em enrascada e fugindo de abrigos para menores. Billy (personagem de Asher Angel) acaba sendo acolhido por um casal chamado Victor e Rosa Vasquez (personagens de Cooper Andrews e Marta Milans), que acolherem na casa deles outras crianças também adotadas como: Freddy Freeman (personagem Jack Dylan Grazer), Mary (personagem Grace Fulton), Jovan Armand (personagem Pedro Penã), Darla (personagem Faithe C. Herman) e Eugene Choi (personagem Ian Chen). Eles agora formam a nova família de Billy, porém o garoto não parece muito contente com o lugar. Ele ainda divide o quarto com Freddy, um garoto que vive inventando histórias e se metendo em confusões. Em uma dessas, quem acabou protegendo foi o Billy, embora tivesse sido perseguido pelos marginais.

Dessa forma para se proteger, o garoto Billy entra dentro de um trem e é surpreendido por alguns códigos – os mesmos vistos pelo Doutor Silvana quando pequeno. Ele acaba parando no esconderijo do Mago, que foi vítima da vingança de Doutor. O novo vilão já está na fase adulta e, através de muitas pesquisas, acaba encontrando o esconderijo do Mago Shazam. Ele conseguiu ainda roubar um poder muito especial, que o faz libertar os sete pecados e fazendo com que o Mago sofra um golpe.

Já com poucos poderes e fraco, o Mago acaba não dando muitas explicações para Billy quando o encontra, mesmo assim passa todo o seu poder para o menino. Sem entender muito, o jovem acaba se transformando em um super-herói só que adulto (personagem Zachary Levi). Assustado começa a se desesperar e tenta voltar rapidamente à sua casa. Ele pede ajuda para Freddy e os dois juntos acabam descobrindo os super poderes que, agora o então Shazam, adquiriu.

Óbvio que os jovens iriam provocar confusões, que rendem ótimas risadas. Em tom cômico, embora tivesse grandes poderes e fosse um homem, é nítido que Billy ainda age e pensa como uma criança. Isso faz com que ele não tenha malícia nas coisas. Até mesmo quando enfrenta um vilão. Ele só percebe o verdadeiro significado quando sua família está em perigo, pois antes disso, o jovem aproveitava as vantagens em ter super poderes.

O longa é o sétimo filme do Universo Estendido da DC, que tem uma história um tanto curiosa, já que era conhecido como Capitão Marvel (Freddy Freeman). Ele é um super-herói publicado originalmente pela Fawcett Comics, em dezembro de 1941. A mudança ocorreu quando em 1953 Fawcett deixou de publicar os quadrinhos por conta de um processo relacionado a infração de diretos autorais da DC, que alegou que Capitão Marvel era cópia do Super-Homem. Apesar da história um tanto curiosa, não como negar que houve grande expectativa para assistir esse super-herói pra lá de especial. Shazam apresenta uma proposta que mistura fantasia, aventura e comédia. É um filme divertido e que contagia a todos. DC apresentou uma grande produção cinematográfica com a fotografia, roteiro, enredo, trilha sonora e trama em pontos certeiros. Não houve exageros.

Shazam!, baseado e produzido pela DC Entertainment, que tem distribuição da Warner Bros. Pictures, tem o lançamento está previsto para 4 de abril de 2019.

Shazam!
David F. Sandberg

Nota: 7,00
Ação. Fantasia / 2h10m


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *