Máscaras para pensar e se divertir no Santander Cultural

Uma máscara pode ter o poder de elevar a autoestima de qualquer um e mexer com a imaginação, não é mesmo? Pois até o dia 7 de outubro é possível ter esse tipo de experiência no Santander Cultural, no centro de Porto Alegre.

O museu está sediando a exposição ETNOS – Faces da Diversidade, que reúne 173 máscaras diferentes. O entorno das peças é todo escuro para que cada visitante possa se ver no reflexo e ter uma ideia de como ficaria vestindo a peça que está na sua frente. Os adereços são emprestados de coleções de várias partes do mundo.

Você pode, por um momento, se imaginar em um Carnaval veneziano, em uma série da Marvel ou da DC Comics, entre os povos indígenas, mexicanos ou coreanos. É possível ver na mostra máscaras de personagens de locais e épocas diferentes, agradando tanto a quem ama cultura pop como os ícones da história mundial.

Tadeu Vilani / Agência RBS
Tadeu Vilani / Agência RBS

ETNOS – Faces da Diversidade faz refletir sobre as diferenças, com tantas máscaras que refletem rituais, objetivos e estéticas diversos. Também faz pensar sobre o próprio sentido do anonimato, sendo algumas vezes para diversão e em outras para a prática de crimes, como o caso da Ku Klux Klan. A mostra tem esse poder de mexer com a imaginação de quem visita. Você pode ser uma gueixa, o Darth Vader, uma criatura mitológica ou um membro da dupla Daft Punk. As máscaras encantam pela diversidade de cores, formatos e referências. Ganham ainda mais destaque pelo fundo preto e, para satisfazer a curiosidade dos visitantes, são sempre acompanhadas de uma breve explicação de sua história.

Quem mora em Porto Alegre ou região precisa dar uma passada na exposição! Seja para conhecer um pouco mais da cultura (e a história) de outros países ou mesmo estar mais próximo dos personagens queridinhos da ficção. A entrada é gratuita e o Santander Cultural funciona de terça a sábado, das 10h às 19h, e aos domingos, das 13h às 19h. Nas segundas-feiras e nos feriados o museu não abre. O responsável pela mostra é Marcello Dantas, um dos principais curadores de arte do Brasil.

Conteúdo por Gabriela Stähler
www.velvetcomunicacao.com