Sintaxe à Vontade

Foto: Marcio Garcia/ProjetoFragmentado

Antes das portas se abrirem, já se formava uma fila enorme na frente de um dos principais teatros do estado, a Associação Médica do Rio Grande do Sul – AMRIGS. Era próximo das 19 horas, o público se movimentava para preencher o melhor lugar; assistir de perto e com conforto um espetáculo pra lá de intimista.

Foto: Marcio Garcia/ProjetoFragmentado

No dia 08 de julho, Fernando Anitelli trouxe para Porto Alegre uma parte do trabalho de Teatro Mágico, em forma de literatura. À frente de um dos projetos que mistura música, poesia, teatro e a mágica do circo, Anitelli se apresentou no formato voz e violão. Junção perfeita que transformou aquela noite em um momento surpreendente. Sorte daqueles que conferiram de perto toda a energia e o contato que o músico teve com a plateia, além, é claro, de atender a todos no final do show. Mas isso fica para o encerramento. Adianto que foi uma noite realmente inesperada que ficará na memória de muitos.

Declamando trechos de “Sintaxe à Vontade”, Fernando surge pelo meio da plateia, seguindo em direção ao palco para que fosse, então, iniciado o show com a música “O Tudo É Uma Coisa Só”.  Logo em seguida, depois de “Pratododia”, ele explicou sobre “essa história de Teatro Mágico em voz e violão”. “Simples”, ele responde “são canções do Teatro Mágico em voz e violão”, brincou, completando que não se sente sozinho: “Se tem público já não estou só”.

Foto: Marcio Garcia/ProjetoFragmentado

A apresentação foi uma junção de histórias de bastidores que deram certo ou errado, referências literárias e musicais, para que o público compreendesse melhor as escolhas e os caminhos que o grupo fez durante toda a jornada. O músico agradeceu ao público por conferir a apresentação e seguiu contando curiosidades sobre as composições, como é o caso do álbum lançado em 2014, denominado Grão do Corpo. Fernando explicou sobre a escolha da capa e logo continuou a tocar, iniciando a canção “Da Luta”,  que faz parte do disco. Durante a apresentação, o músico leu três trechos de poesia e convidou algumas pessoas da plateia para também lerem.

Foto: Marcio Garcia/ProjetoFragmentado

Não existe pretensão nenhuma minha em acabar com esse projeto, pela amor de Deus, que isso! Teatro Mágico permanece!”, explica o músico Fernando Anitelli sobre a pausa criativa. E afirmou que eles irão voltar dia 30 para um show em Osasco, São Paulo, a favor das Diretas Já. Adiantou que já fez 15 músicas novas e quer fazer mais 15 para escolher quais entrarão no próximo álbum do grupo, que está previsto para sair no começo do semestre que vem. Não faltaram as músicas clássicas como “Cidadão de Papelão”, “Sina Nossa”, “Na Varanda”. Na música “A Pedra Mais Alta”, houve um pequeno problema no pedestal do microfone, mesmo assim o músico continuou cantando com ajuda do público as canções “Nosso Pequeno Castelo”, “Pena”, “Camarada D’água”, “Amanhã Será”.

Foto: Marcio Garcia/ProjetoFragmentado
Foto: Marcio Garcia/ProjetoFragmentado

Num convite ao público, a letra de “O Anjo Mais Velho” foi cantada em coro. A plateia subiu ao palco e cantou junto do músico a música que emocionou todos. Encerrava, então, aquele baita show intimista, que parecia ser calmo e tranquilo, mas trouxe a paz, energia e vontade para continuar essa luta. Após o show, Fernando Anitelli atendeu todos os fãs. Tirou foto, distribuiu autógrafos e conversou com o público. Era nítido a troca de energia. Fica a vontade para ter uma próxima, agora, com mais novidade. Tem disco chegando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *