Por André Portal
Na noite da última quinta-feira, 05 de julho, realizou-se no Salão de Atos da UFGRS mais um espetáculo do projeto Unimúsica 2017, um projeto que fala de poesia, trazendo ao palco o poeta, filósofo e escritor Antônio Cícero acompanhando a cantora e irmã Marina Lima. Abordando, neste contexto, o significado por trás das letras interpretadas por Marina ao longo da carreira, juntamente com o seu irmão que foi seu principal parceiro musical no que diz respeito às composições.
A apresentação iniciou-se por volta das vinte horas e quinze minutos com Antônio Cícero subindo ao palco declamando o poema “Alma caiada”, esse texto é de sua autoria e foi o primeiro musicado pela irmã. Falou ainda sobre o processo de escrita e suas fontes inspiração. Na sequência, Marina subiu ao palco dando continuidade ao espetáculo. Como numa conversa informal com amigos, falou sobre a importância da obra do irmão na sua carreira e na sua vida. Seguindo o que parecia ser um roteiro feito à mão, dividiram as falas recitando poemas e letras que formaram o seu repertório e foram sucesso durante todos esses anos.
Marina Lima fez-se acompanhar apenas pelo violão, chamando depois ao palco o músico Arthur Kuntz, baterista e integrante da banda “Strobo”, de Belém do Pará; tocaram então alguns de seus grandes sucessos como “Fullgás”, “Pra começar” e “Charme do Mundo” retornando para o bis com “ à Francesa” fechando assim uma noite que, mesmo antes de terminar, já deixava saudades.
Os “Dois Irmãos”, Cícero e Marina, mostraram porquê o conjunto de suas obras, letra e música, perpassaram todos esses anos fazendo sucesso e conquistando públicos num país cada vez mais distante da palavra e da poesia.
Parabéns ao projeto Unimúsica por continuar trazendo cultura e entretenimento de qualidade para Porto Alegre. O público contribuiu com o projeto Unimúsica mediante a doação de um livro por ingresso que serão distribuídos às escolas como forma de incentivo à leitura.